13 de julho de 2015

Resenha: Como eu era antes de você

Hey hey People! Acredito que vocês já estejam com saudades desse lado literário do Dezoito Detalhes, eu também estava e por isso a resenha de hoje é sobre um livro avassalador! Advirto a todos(as) que separem uma caixa de lenços descartáveis antes de inciar a leitura, por precaução mesmo. Porque eu por exemplo, ainda não consegui parar de chorar toda vez que lembro da história desde semana passada. 
Eu gostei muito do livro, é bem agradável, de fácil leitura, não é muito extenso e não dá muitas voltas no assunto principal, e o melhor, ainda te oferece um outro olhar sobre suas escolhas, atitudes, capacidades e potencial em todos os quesitos da sua vida, é desafiador. E eu desafio a você leitor do blog a ler e não se emocionar, tendo feito as apresentações inciais entre vocês e o assunto de hoje, vamos começar.

Dados técnicos:

Editora: Intrínseca
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 320

Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame.
Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas que ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim nesse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor para sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Resenha:
Como eu era antes de você conta a história de Louisa Clark, que aos vinte e seis anos, mora com os pais, trabalha em uma cafeteria local, namora com Patrick a quase sete anos e não tem maiores ambições na vida, como ter uma casa própria, casar, mudar de emprego, viajar entre outras coisas, foi acomodada pelo senso comum e vive na sombra de sua irmã Katrina. E a história de Will Traynor, CEO de uma grande empresa em Londres, rico, refinado, namorador e um fã assíduo por viver a vida intensamente. Faz viagens, pratica esportes radicais, e gosta de gastar seu tempo de maneira produtiva.
A história desses dois protagonistas se cruza, quando Will sofre um acidente e fica tetraplégico, e após dois anos necessita de uma nova cuidadora entre tantas outras e Louisa que foi forçada a abandonar o café porque o mesmo fechou as portas, necessita de um emprego urgente para ajudar a família em sua condição financeira. Devido a suas poucas qualificações, consegue o emprego de cuidadora. Decidida a ajudar sua família Lou, enfrenta toda e qualquer adversidade do novo trabalho.
O período de adaptação das relações entre os dois foi complicado, pois Will se tornou muito fechado, desgostoso e solitário, e dificulta qualquer tentativa de aproximação de Lou, que por um período não tão breve está certa de que ele a odeia. Após ironias compartilhadas e todo o convívio diário, devido a dependência física causada pela deficiência,Louisa e Will se tornam grandes companheiros, e passam os dias vendo filmes, lendo, conversando sobre matérias, notícias e passeando para lugares próximos. Claro que como todos nós os dois tem dias bons e dias ruins. Louisa tem seis meses de contrato e nesse período busca incessantemente animar a vida de Will, diminuir seu sofrimento e lhe dar alguma autonomia quanto as suas escolhas.
Nesse breve tempo, Will ensina a sua cuidadora e amiga que conhecimento é poder, e que ela não tem que ser somente uma mulher que aceita, mas uma mulher com escolhas, que pode comandar sua própria vida e que deve sobre tudo viver com prazer e desfrutar cada momento. Louisa por sua vez passa a admirar cada vez mais o Will, e o homem que ele era antes e o que se tornou após o acidente, mesmo com suas limitações. 

O que eu achei? 
Após introduzir vocês a história, vou deixar aqui as minhas considerações finais. Gostaria de escrever muito mais, mas acredito que se o fizer vou cometer spoilers gravíssimos, e vou tirar todo o prazer da leitura, por tanto não lhes contarei o final, nem revelei detalhes importantes.
Esse é um livro que trabalha em cima do assunto “Vida” e que te deixa com várias interrogações na cabeça. Será que estou de fato vivendo ou sobrevivendo? Se estou insatisfeito(a) devo buscar por algo que me agrade ou devo aceitar o que me foi imposto e ficar agradecido(a)? entre outas questões importantes e que revelam a moral deixada pelo livro.  
Depois que se conhecem Wiil e Louisa podem atribuir ao outro o fato de que passaram a enxergar a vida de maneira completamente diferente. Wiil ensinou que ter ambição nem sempre é algo ruim, necessitamos de ambição para crescer, e conhecimento além de poder é a base para buscar por melhorias e mudar cenários. Louisa ensinou a seu patrão e amigo que devemos aceitar ajuda e amor das pessoas que nos cercam, ensinou que é preciso ter positivismo para mudar situações ruins e que podemos encontrar felicidade em coisas nas pequenas coisas e amenidades do dia a dia.
Avaliação:
Então meus amores, é isso. Sei que o post ficou meio longo, mas eu precisava transmitir um pouquinho da sensação que tive com o livro para vocês. Espero que tenham se interessado, certamente a leitura vale muito a pena. Você pode comprar o livro online aqui.
Obs: O livro vai ser adaptado para o cinema, e sua gravação já está em andamento.
Não se esqueçam de deixar seu comentário com a sua opinião e até a próxima. Um beijo!

2 comentários:

  1. Olá, já li Um Mais Um da Jojo e AMEI, é muito bom mesmo!
    Este do post não sei se tenho coragem, já me falaram que é de chorar muito mesmo hahaha.
    Ótima resenha, beijos.

    http://blogandressabruske.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e o elogio Andressa! Um mais um está na minha listinha de próximas leituras, e realmente demorei muito tempo juntando a coragem necessária para ler esse livro e depois dele ainda estou de ressaca literária e não consegui ler nenhum outro. Um beijo!

      Excluir

FACEBOOK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...